O editor de fórmulas tem um campo de texto que contém a sua fórmula.
Para abrir o editor de fórmulas, efectue uma das seguintes operações:
Seleccione uma célula da tabela e depois digite o sinal de igual (=).
Faça duplo clique numa célula da tabela que contenha uma fórmula.
Seleccione uma célula da tabela, clique em Função na barra de ferramentas e seleccione "Editor de fórmulas" no menu instantâneo.
Seleccione uma célula da tabela e depois escolha Inserção > Função > Editor de fórmulas.
O editor de fórmulas abre-se por cima da célula seleccionada, mas é possível movê-lo.
Para mover o Editor de fórmulas, mantenha o ponteiro sobre o lado esquerdo do Editor de fórmulas, até assumir a forma de uma mão, e arraste.
Para construir uma fórmula, proceda da seguinte forma:
Para adicionar um operador ou uma constante ao campo de texto, posicione o ponto de inserção e escreva. É possível utilizar as teclas de seta para mover o ponto de inserção em redor do campo de texto. Consulte Como utilizar operadores em fórmulas para conhecer os operadores que pode utilizar. Se a sua fórmula requerer um operador e não tiver adicionado um, o operador + é inserido automaticamente. Seleccione o operador + e digite um operador diferente, se necessário.
Para adicionar referências de células ao campo de texto, posicione o ponto de inserção e siga as instruções em Como fazer referência a células em fórmulas.
Para adicionar funções ao campo de texto, posicione o ponto de inserção e siga as instruções em Como adicionar funções a fórmulas.
Para remover um elemento do campo de texto, seleccione o elemento e prima a tecla Delete.
Para guardar alterações, prima a tecla Enter ou clique no botão Aceitar no “Editor de fórmulas”. É também possível clicar fora da tabela.
Para fechar o editor de fórmulas e não guardar as alterações que efectuadas, prima a tecla Esc ou clique no botão Cancelar do editor de fórmulas.