O editor de fórmulas tem um campo de texto que contém a sua fórmula.

Eis algumas formas de trabalhar com o editor de fórmulas:
  • Para abrir o editor de fórmulas, efectue uma das seguintes operações:

    • Seleccione uma célula da tabela e depois digite o sinal de igual (=).

    • Faça duplo clique numa célula da tabela que contenha uma fórmula.

    • Seleccione uma célula da tabela, clique em Função na barra de ferramentas e seleccione "Editor de fórmulas" no menu instantâneo.

    • Seleccione uma célula da tabela e depois escolha Inserção > Função > Editor de fórmulas.

    O editor de fórmulas abre-se por cima da célula seleccionada, mas é possível movê-lo.

  • Para mover o Editor de fórmulas, mantenha o ponteiro sobre o lado esquerdo do Editor de fórmulas, até assumir a forma de uma mão, e arraste.

  • Para construir uma fórmula, proceda da seguinte forma:

    • Para adicionar um operador ou uma constante ao campo de texto, posicione o ponto de inserção e escreva. É possível utilizar as teclas de seta para mover o ponto de inserção em redor do campo de texto. Consulte Como utilizar operadores em fórmulas para conhecer os operadores que pode utilizar. Se a sua fórmula requerer um operador e não tiver adicionado um, o operador + é inserido automaticamente. Seleccione o operador + e digite um operador diferente, se necessário.

    • Para adicionar referências de células ao campo de texto, posicione o ponto de inserção e siga as instruções em Como fazer referência a células em fórmulas.

    • Para adicionar funções ao campo de texto, posicione o ponto de inserção e siga as instruções em Como adicionar funções a fórmulas.

  • Para remover um elemento do campo de texto, seleccione o elemento e prima a tecla Delete.

  • Para guardar alterações, prima a tecla Enter ou clique no botão Aceitar no “Editor de fórmulas”. É também possível clicar fora da tabela.

    Para fechar o editor de fórmulas e não guardar as alterações que efectuadas, prima a tecla Esc ou clique no botão Cancelar do editor de fórmulas.