Pode introduzir manualmente referências de célula numa fórmula ou pode inserir referências de célula, utilizando atalhos do rato e teclado.
Para introduzir uma referência de célula, coloque o ponto de inserção no Editor de fórmulas ou na barra de fórmulas e introduza a referência de célula, utilizando um dos formatos apresentados na lista Como fazer referência a células em fórmulas.
Ao digitar uma referência de célula que inclua o nome de uma célula de cabeçalho, de uma tabela ou de uma folha, depois de digitar 3 caracteres, surge uma lista de sugestões instantâneas se os caracteres digitados corresponderem a um ou mais nomes da sua folha de cálculo. Pode seleccionar um nome da lista ou continuar a digitar. Para desactivar as sugestões de nomes, seleccione Numbers > Preferências e anule a selecção da opção “Usar nomes das células de cabeçalho como referência” no painel Geral.
Para utilizar o rato para introduzir uma referência de célula, coloque o ponto de inserção no Editor de fórmulas ou na barra de fórmulas e proceda de uma das seguintes formas na mesma tabela em que se encontra a célula de fórmula ou numa tabela diferente da mesma ou de outra folha:
Para fazer referência a uma única célula, clique na célula.
Para fazer referência a todas as células de uma coluna ou linha, clique no separador de referência da coluna ou da linha.
Para fazer referência a um intervalo de células, clique numa célula dentro do intervalo e desloque o rato para cima, para baixo, para a esquerda ou a direita para seleccionar ou alterar a dimensão do intervalo de células.
Para especificar atributos absolutos ou relativos de uma referência de célula depois de a inserir, clique na referência inserida e seleccione uma opção do menu instantâneo. Consulte Como distinguir referências absolutas e relativas de células para obter mais informações.
A referência de célula inserida utiliza nomes em vez das anotações dos separadores de referência se a opção “Usar nomes das células de cabeçalho como referência” estiver seleccionada no painel Geral das preferências do Numbers.
Para utilizar um atalho de teclado para introduzir uma referência de célula, coloque o ponto de inserção no Editor de fórmulas ou na barra de fórmulas e proceda de uma das seguintes formas:
Para fazer referência a uma única célula, prima a tecla Opção e depois use as teclas das setas para seleccionar a célula.
Para fazer referência a um intervalo de células, prima as teclas Shift + Opção e mantenha-as premidas depois de seleccionar a primeira célula do intervalo, até a última célula do intervalo ser seleccionada.
Para fazer referência a células noutra tabela da mesma ou de outra folha, seleccione a tabela premindo Opção + Comando + "Página seguinte" para percorrer tabelas para baixo ou Opção + Comando + "Página anterior" para percorrer tabelas para cima. Depois use uma das duas técnicas acima mencionadas para seleccionar uma ou mais células da tabela.
Para especificar atributos absolutos ou relativos de uma referência de célula depois de a inserir, clique na referência inserida e prima Comando + K para percorrer as opções. Consulte Como distinguir referências absolutas e relativas de células para obter mais informações.