Utilize as linhas e colunas de cabeçalho se desejar classificar as linhas e colunas. As linhas e colunas de cabeçalho são formatadas de forma a que se destaquem das outras linhas e colunas (corpo). Uma linha de cabeçalho consiste na célula superior de cada coluna. Uma coluna de cabeçalho consiste na célula mais à esquerda de cada linha.
É possível utilizar até cinco linhas de cabeçalho e cinco colunas de cabeçalho. Os cabeçalhos múltiplos são úteis se quiser atribuir nomes a duas ou mais colunas de cabeçalho ou linhas de cabeçalho. Para formatar um cabeçalho de modo a abranger linhas e colunas, agrupe as células de cabeçalho conforme descrito em Como agrupar células de tabelas.
Se uma tabela contiver linhas e colunas de cabeçalho, a(s) célula(s) superior(es) esquerda(s) são consideradas parte da linha de cabeçalho. As colunas de cabeçalho aparecem por baixo de qualquer linha de cabeçalho.
As linhas e colunas de cabeçalho podem ser configuradas para aparecerem no início da tabela e em cada página abrangida pela tabela, se esta ocupar mais do que uma página. Em modo de visualização de impressão, clique no botão de cabeçalho apropriado na barra de formatação e seleccione “Repetir as linhas de cabeçalho em todas as páginas”. Se uma tabela abranger várias páginas, a edição do texto ou a alteração do aspecto da linha ou coluna de cabeçalho num lugar origina a sua alteração de forma consistente em toda a tabela.
Para obter informações acerca da Visualização de impressão, consulteComo dividir uma folha em páginas.
Para obter informações sobre como manter cabeçalhos visíveis quando não está a trabalhar na Visualização de impressão, consulte Como congelar linhas e colunas de cabeçalho numa tabela.
Seleccione a tabela ou um elemento que esta contenha e depois clique no botão Cabeçalho adequado na barra de formatação.
No menu instantâneo, seleccione o número de linhas ou colunas de cabeçalho que pretende adicionar. Seleccione 0 para remover todas as linhas ou colunas de cabeçalho.
Mantenha o ponteiro sobre o separador de referência de uma linha de cabeçalho ou coluna de cabeçalho para ver a respectiva seta de menu. Clique na seta e escolha uma opção do menu instantâneo.
Seleccione uma tabela ou um elemento que esta contenha. Clique em Inspector na barra de ferramentas, clique no botão "Inspector de tabelas" e depois clique no botão "Cabeçalhos e rodapé" adequados. No menu instantâneo, seleccione o número de linhas ou colunas de cabeçalho.
Seleccione uma tabela ou um elemento nela contido e seleccione Tabela > Linhas de cabeçalho ou Tabela > Colunas de cabeçalho. Depois seleccione o número de linhas de cabeçalho ou colunas de cabeçalho do sub-menu.
Converta linhas ou colunas do corpo em linhas ou colunas de cabeçalho. Mantenha o ponteiro sobre o separador de referência da linha ou coluna do corpo para ver a respectiva seta de menu. Clique na seta e depois seleccione "Converter em linha do cabeçalho" ou "Converter em coluna do cabeçalho" no menu instantâneo.
As células de cabeçalho desempenham um papel importante facilitando a leitura e criação de fórmulas nas células. Consulte Como fazer referência a células em fórmulas para obter mais informações.